BOTOX-PELE

Botox

Toxina Botulínica é uma proteína de origem biológica é uma substância purificada, estéril e liofilizada derivada de uma bactéria (clostrídium botulínium).
Essa neurotoxina produzia hoje em dia, tem sete tipos (A, B, C, D, E, G) sendo a tipo A, a mais potente e mais usada na medicina atualmente.

Seu uso em humano ocorreu por volta de 1980, para tratamento de estrabismo.
O uso dermatológico (para suavização de rugas) tornou-se conhecido mundialmente após os trabalhos e publicação do casal, Alastair Carruthers e Jean Carruthers, do Canadá, em 1991; ela oftalmologista e ele dermatologista. Justamente pela correlação das especialidades com a toxina é que pela primeira vez observaram e descreveram seus efeitos benéficos para suavizar rugas frontais e pés de galinha.

A dose máxima usada na dermatologia vai de 50 Un, à aproximadamente 300 Un por pessoa, sendo na neurologia, para espasmos e na oftalmologia, para estrabismo aproximadamente 1200 unidades ou mais por pessoa. Daí a grande segurança do uso cosmético.

A ação da toxina botulínica se faz relaxando a contração muscular por um bloqueio de liberação da acetilcolina na junção neuromuscular desencadeando esse relaxamento temporário.

Seu efeito já começa a ser notado entre o segundo e o terceiro dia e aumenta gradativamente até o décimo dia. Esse efeito máximo durante um à dois meses começa a involuir gradativamente nos meses subsequentes até o músculo voltar a sua função normal. Quando deverá ser reaplicado.

Já se tem trabalhos mostrando que a reaplicação constante da toxina “educa” a musculatura a ficar mais “suave”; isto é, os períodos de melhora vão se mantendo maiores. E também já se sabe que quanto menos contrairmos esses músculos, mais haverá naquele local da ruga, uma neoformação de fibras colágenas.

Botox Face

A aplicação mais tradicional e mais realizada são os pontos frontais e glabelares (rugas da preocupação e da braveza) e os pés de galinha nas laterais dos olhos.
Temos vários pontos de aplicação na face para varias finalidades, como:
  • Sorriso gengival;
  • Nariz de Coelho;
  • Código de Barras.
toxina-botulinica

Pescoço

Aqui temos os pontos de Nefertiti que levam a uma suavização das pregas e rugas principalmente para pescoços que contraem muito ao falar.
toxina-botulinica-pescoco

Colo

Podemos suavizar as pregas que se formam entre os seios relaxando um pouco essa musculatura.

Axilas

Esta tem sido uma das aplicações mais revolucionarias da Toxina Botulínica.
Com implicações diretas na auto-estima dos pacientes. Deixar de transpirar até molhar toda a roupa numa entrevista de trabalho, numa reunião importante, numa prova; pode mudar a vida de algumas pessoas.

A grande vantagem dessa terapêutica simples, ambulatorial e indolor sobre a cirurgia convencional para Hiperhidrose é incontestável. Uma aplicação a cada sete ou dez meses (às vezes um ano) dependendo de cada caso sem qualquer efeito colateral, principalmente a Hiperhidrose compensatória que quase sempre acontece após a cirurgia convencional e pode se tornar um problema ainda maior (pode ser feito para esses casos também a aplicação regional da Toxina).

toxina-botulinica-axilas