Melasma

Melasma

O melasma aparece com o tempo e, como surge devagar, mesmo podendo surgir em partes bastante expostas da nossa pele, como o rosto, muitas vezes não percebemos antes que elas já estejam ali de vez. Felizmente, hoje existem bons tratamentos para conter e amenizar o melasma.

No geral, essas tão temidas manchas pós sol ainda requerem tratamentos tópicos. Porque os lasers são restritivos, podem causar efeito rebote (a volta das manchas após alguns meses, às vezes pioradas). No entanto, existem muitas opções de tratamento que promovem um bom clareamento das manchas, como o uso da cisteamina, ativo relativamente novo.

Podem ser usados também certos ácidos, como o kójico, o retinoico, o glicólico, o ascórbico e o tranexâmico. Dependendo da sensibilidade da pele, podem ser feitas combinações de produtos ou monoterapia.

Mas essas não são as únicas opções. O melasma também pode ser bastante contido e corrigido associando estes tópicos com alguns medicamentos via oral, que funcionam como coadjuvantes interessantes.

Tratamentos como peelings, incluindo peeling de amelan, cisteamina, ou ácido retinoico e até mesmo outras técnicas, como o microagulhamento com drug delivery de produtos clareadores.

Todos esses procedimentos podem estar juntos ou alternados e ter resultados diferentes nas pessoas, de acordo com o tipo de pele de cada um. Por isso, a melhor atitude é sempre procurar um profissional dermatologista para te indicar qual é a melhor maneira de lidar com o melasma de acordo com a sua pele.

A Clínica Silvana Tagliatella está pronta para te ajudar a combater o melasma. Entre em contato conosco e agende sua consulta, para que possamos oferecer o seu melhor tratamento!